Cooktop: O que é e qual escolher

3 de maio de 2016

cooktop por indução

No último post falei sobre os diferentes tipos de fogão e quais são os melhores para cada ambiente e espaço.

Um desses modelos de fogão que existem hoje em dia é o fogão cooktop.

Esse sem dúvida é o mais moderno e elegante tipo de fogão que você pode adquirir, fazendo parte da decoração de sua cozinha como uma bela peça de design.

Diferente dos outros modelos, esse fogão não possui forno, ocupando menos espaço na sua cozinha.

Os fogões normais podem ser um grande incômodo na hora de limpá-los. Já os cooktops são menores e mais fáceis de limpar.

Em alguns modelos basta passar um pano úmido e pronto.

Na hora de comprar o cooktop é preciso ficar atento aos diferente tipos que estão disponíveis a venda.

Assim como os fogões, existem cooktops de diferentes quantidade de bocas.

Os mais procurados são os de 4 e 5 bocas, a maioria das pessoas prefere comprar cooktop de 4 bocas.

O cooktop de 1 boca também uma ótima opção para quem quer um cooktop portátil, que possa ser levado para qualquer ambiente da casa, como área externa, varanda gourmet ou então em viagens e campings.

Existem três tipos de cooktop e vou explicar como funciona cada um deles.

 

Cooktop a Gás

cooktop gas

Esse cooktop funciona como os fogões normais, é alimentado através de uma mangueira de gás, ligada ao botijão ou rede de gás.

O fogo sai através dos bocais e as panelas podem ser apoiadas nas grades que ficam em cima desses bocais.

A maioria possui acendimento automático elétrico, precisando assim uma tomada para que esse acendimento seja feito de forma automática, sem ter q acender um fósforo ou usar um objeto para fazer faísca.

O funcionamento dele não difere em nada de um fogão normal, a única diferença é que não possui o forno, então basta uma bancada para apoiá-lo. Essa bancada deve ser cortada sob medida para que possa ser encaixado o cooktop.

 

Cooktop Elétrico por Resistência

eletrico resistencia

Esse já é um modelo um pouco mais moderno e funciona somente com eletricidade.

Já te digo que não é uma boa opção pois gasta muita energia elétrica e demora um pouco mais para esquentar a panela.

Ele funciona como um chuveiro elétrico, onde tem uma resistência elétrica que aquece e transfere o calor para o tampo de vidro.

Por ter que esquentar a resistência, transferir o calor para o tampo de vidro e somente depois transferir o calor para a panela ele se torna ineficiente e este é o motivo por gastar tanta energia.

A única vantagem dele em relação ao modelo a gás está no design e aparência, já que não possui bocas e grades, a parte de cima do fogão é somente um tampo de vidro especial para altas temperaturas.

Para limpar realmente é mais fácil que os que funcionam a gás, mas se você derramar algo sobre a superfície enquanto ela estiver quente vai ter um problema, pois ela vai queimar e grudar.

É preciso tomar cuidado também para não se queimar ao encostar na superfície do fogão.

 

Cooktop Elétrico por Indução

cooktop indução

Esse sim é o melhor, mais moderno, elegante e eficiente fogão cooktop.

Assim como o elétrico por resistência ele funciona apenas com energia elétrica, porém o seu sistema é diferente.

Ele funciona através de uma tecnologia que cria campos eletromagnéticos para esquentar diretamente a panela, e não o tampo de vidro do fogão.

Assim toda energia é aproveitada, não havendo desperdício de energia e calor.

O mais incrível e até estranho é que o tampo não esquenta, somente a panela fica quente. É lógico que depois de um tempo ligado o tampo pode esquentar por estar encostado na panela que está quente.

Veja a imagem que ilustra isso:

sistema do cooktop

Assim você tem menos chances de se queimar e a velocidade e eficiência do fogão é muito maior que os modelos a gás e elétrico por resistência.

O design desse cooktop é incrível e realmente muito lindo, deixa qualquer cozinha com cara de moderna e tecnológica.

Esse sistema só funciona com panelas adequadas para indução, elas devem ser de ferro ou aço inox próprio para indução. Você pode testar se a panela vai funcionar colocando um imã na parte de baixo da panela, se o imã grudar quer dizer que funciona.

O preço do modelo de indução ainda é bem mais salgado que o modelo a gás, mas com certeza é uma peça na sua cozinha que vale o investimento.

Esses fogões de indução ainda contam com diversas funções interessantes que te ajudarão na cozinha, como a função manter aquecido, você pode deixar a comida aquecida em cima do fogão sem medo de queimá-la.

Outra função que é muito utilizada é o timer, você pode programar quanto tempo quer deixar o alimento cozinhando que ele vai se desligar sozinho quando passar o tempo programado, assim tem tempo para fazer outras coisas sem se preocupar.

Espero que tenha entendido como funcionam e que possa escolher entre comprar um fogão tradicional ou um cooktop.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.