Como escolher o fogão ideal

15 de abril de 2016

fogão

Muitas dúvidas podem surgir na hora de comprar um fogão novo para a sua cozinha. São diversos modelos, tamanhos, quantidade de bocas, acabamentos, funções e tipos.

Existem 4 categorias de fogões encontrados nas principais lojas de eletrodomésticos: fogão de piso, fogão de embutir, fogão cooktop e fogão industrial.

Entre esse somente o cooktop que não possui forno junto. Se escolher um cooktop terá que ter um forno a parte, elétrico ou a gás.

Os fornos encontrados nos fogões ainda podem ser simples ou duplos, mais uma coisa para estar atento.

É preciso ter muito cuidado e pensar bem antes de comprar pois você com certeza poderá usar esse equipamento por muito anos.

 

Primeiros passos

O primeiro a fazer é analisar as suas reais necessidades. Se pergunte se você gosta de cozinhar, qual o espaço que tem na sua cozinha, se escolher um fogão de embutir os móveis terão que ser planejados ou você terá que escolher um fogão com a medida do espaço que tem para embutir.

Qual a quantidade de bocas que geralmente usa? Acha que realmente tem necessidade de um fogão com 5 ou 6 bocas?

Cozinha sozinho ou geralmente com a ajuda de alguém? Pense no tamanho e espaço.

Utiliza o forno regularmente? Se não utiliza o forno sempre pense em comprar um cooktop, mas lembre que o cooktop deve ser instalado sobre a bancada de granito ou mármore. Se for a gás será preciso um corte na bancada, se for elétrico pode ser apoiado em cima, sem necessidade de cortar a peça.

 

Espaço disponível

Observe o tamanho do espaço da sua cozinha e onde o fogão será instalado, meça a largura, altura e profundidade do espaço onde o fogão ficará.

Se sua cozinha for nova, faça um planejamento de onde todos os eletrodomésticos vão ficar, como o micro ondas, geladeira, pia. O ideal é q o fogão geladeira e pia estejam próximos.

 

Tipos de fogão

Fogão de Piso

de piso

Como o nome diz fica apoiado no piso da cozinha, então escolha um com os pés mais altos para facilitar a limpeza. Esse tipo de fogão é encontrado em grande variedade de modelo e os preços são mais acessíveis.

Seu funcionamento é a gás e pode ser encontrado com um ou dois fornos. A quantidade de bocas varia entre 4 e 6 bocas.

 

Fogão de embutir

de embutir

Mais utilizado em cozinha planejadas, onde o fogão vai ser instalado em um nicho dos móveis. É muito mais bonito e elegante que o de piso, além de ser muito mais fácil de fazer a limpeza do piso abaixo do fogão, já que este fica suspenso, apoiado no móvel.

Uma desvantagem é que quando precisar trocar o fogão o modelo novo terá que ter as mesmas medidas do antigo. Mas geralmente existem alguns padrões de medidas, então esse não é um grande problema.

 

Fogão cooktop (ou de mesa)

cooktop

Esses são os mais modernos e atuais. A maioria das pessoas não utiliza o forno com tanta frequência, então a opção por esse modelo está cada dia maior.

Ainda há três tipos de cooktops: a gás, elétrico por resistência e elétrico de indução. O modelo de indução é o mais caro mas também o melhor, muito superior a qualquer outro tipo de fogão. Farei um outro artigo falando sobre esses cooktops.

Existem modelos de 1 a 6 bocas, sendo os de 1 boca portáteis.

 

Fogão industrial

industrial

Esses são mais caros e exigem um espaço maior na cozinha. Foram desenvolvidos para cozinhar em grandes quantidade, são mais utilizados em cozinhas profissionais de restaurantes. Para quem tem espaço e não liga muito para o acabamento ou aparência é uma ótima escolha também, geralmente possuem chama dupla ou tripla e o forno é muito potente.

Nenhum Comentário

Os comentários estão fechados.